terça-feira, 31 de maio de 2011

Portugal (sub21)-Alemanha (sub-21), 4-2 (crónica)

Primeira parte de luxo arrumou com os alemães; Wilson Eduardo fez dois golos, Rui Fonte e Abel Camará também marcaram
Por Redacção com Jorge Anjinho

Com uma primeira-parte de grande qualidade Portugal derrotou a Alemanha, em Portimão, em jogo de preparação para o Europeu. Wilson Eduardo (dois golos), Rui Fonte e Abel marcaram os golos portugueses e Jan Kirchhoff e Sebastian Rudy, os golos alemães.

Com André Martins a assistir e Wilson Eduardo a marcar, Portugal entrou da melhor forma no jogo. Aos nove minutos já vencia por 2-0, revelando grande eficácia e esperteza no ataque, não falhando as duas situações que teve até então. E com uma argúcia louvável para tornear as torres alemãs, com dois golos idênticos, em passes para as costas dos adversários.



Rui Jorge armou a equipa em 4x4x2 (em losango), com Wilson Eduardo e Rui Fonte apoiados por Josué. Rainer Adrion, treinador da Alemanha, esquematizou o seu onze em 4x3x3. Diferentes na táctica e que grande diferença tecnicamente, a favor dos portugueses!



No primeiro tempo os jogadores portugueses estiveram irrepreensíveis tacticamente, partindo sempre para o ataque pela certa, e com a lição bem estudada, porque sempre que chegavam à baliza adversária, criavam perigo. André Martins foi importante a marcar o ritmo das saídas ofensivas, com André Almeida e Diogo Amado com a missão de controlarem as manobras adversárias.

Recorde o AO MINUTO

Os alemães ainda reduziram (15) na única desatenção defensiva portuguesa, que não controlou o físico e o jogo aéreo do calmeirão Jan Kirchhoff, na sequência de um canto.
Mas, com uma qualidade de jogo interessante, os pupilos de Rui Jorge nunca deixaram a Alemanha jogar, e eram ameaçadores no último terço, onde a mobilidade de Rui Fonte e Wilson Eduardo contrastava com o estaticismo das torres alemãs.



Em cima do intervalo, Rui Fonte aumentou a vantagem, que até se justificava, até porque minutos antes, Wilson Eduardo rematara ao poste direito da baliza alemã.

Na segunda parte o ritmo de jogo não foi tão intenso, talvez produto das muitas substituições efectuadas. Mas continuou a ser controlada pelos portugueses, mas com a bola a andar em terrenos mais distante das balizas. Por isso, e até ao tempo de compensação, pouco há a reter nesse período, com os guarda-redes a não terem trabalho complicado.

Mas a emoção voltaria nos últimos três minutos de tempo extra dados por Duarte Gomes: Abel Camará levantou o estádio com um chapéu soberbo de fora da área e os alemães amenizaram a derrota com um remate à entrada da área.
Esta equipa portuguesa pode não ter estrelas, mas mostrou, principalmente na primeira parte, um colectivo que pode ser uma verdadeira constelação.

Veja o AO MINUTO

FICHA DE JOGO:

Árbitro: Duarte Gomes
Jogo no Estádio Municipal de Portimão, cerca de dois mil espectadores

PORTUGAL: Anthony Lopes; Dani, Vitor Bastos, João Pereira e Rúben; André Almeida, Diogo Amado, Josué e André Martins; Rui Fonte (cap) e Wilson Eduardo.



Jogaram ainda: Abel Camará, Ricardo Martins, Diogo Viana, João Silva, Edu, André Sousa
Não utilizados: Cristiano, Pedro Martins, Ricardo Alves, Luís Gonçalves e Diogo Rosado

ALEMANHA: Oliver Baumann; Toni Jantschke, Jan Kirchhoff, Lasse Sobiech e Konstantin Rausch; Sebastian Rudy, Mark Hornschuh e Lewis Holtby; Daniel Mlata, Pierre-Michel Lasogga e Richard Sukuta-Pasu.

Jogaram ainda: Kevin Trapp, Alexander Esswein, Patrick Herrmann, Matthias Ostrzolek, Daniel Didadi, Patrick Funk, Fanol Perzedaj e Christopher Schindler

Golos: Wilson Eduardo (4 e 9), Kirchhoff (15), Rui Fonte (44), Abel Camará (90) e Sebastian Rudy (90)

Sem comentários:

Enviar um comentário